segunda-feira, 18 de julho de 2011

FELIZ ANIVERSÁRIO POETA SIDNEI AZAMBUJA

Sidnei Azambuja, natural de Uruguaiana, poeta e escritor.
Autor dos livros: A Estância do Regresso, Bueno ... se me
permitem e Sol de Inverno. Integrante da Estância da
Poesia Crioula, faz parte da atual Diretoria como 1º
Tesoureiro. Ao nosso querido poeta Sidnei parabéns
pelo seu aniversário na data de hoje 18 de julho, muita
saúde e muita inspiração, para novas poesias e livros.
Muitas alegrias junto a esposa e filhos.
Conheçam a poesia Ao meu estilo de Sidnei Azambuja.


Ao meu estilo

Eu sou um poeta crioulo,
vivi meus tempos de outrora;
fiz meu tempo, fiz minhas horas,
tive momentos de ouro,
curti mui bem o meu couro
pela pampa ensolarada,
onde fiz minhas campereadas
sob o Sol que me queimava,
que somente me aliviava
no frescor das madrugadas.

Crioulo no versejar
ao meu estilo pampeano;
sou gaúcho, sou paisano
livre para me expressar;
liberdade no poetar
ao belprazer do que faço,
com todo desembaraço
desapresilho meus versos
pra lançar no universo
onde o poeta encontra espaço.

Não sou de ficar remoendo
agruras que me abominam,
nem fatos que deteminam
emparche, ememnda, adendo,
sou lisura, sem remendo,
sou expressão da minha pampa,
polvadera que levanta
pelos cascos da lealdade;
sou solidariedade
deste Rio Grande a estampa

Em cada verso rimado
ponteio meu crioulismo,
referência de batismo
que no poetar me resguardo
ao meu jeito, bem firmado
no orgulho tricolor,
mostrando todo explendor
em cada cor que me atrela:
verde, vermelha, amarela,
mostra de luta e valor.

Criulo, poeta, gaúcho,
pra que mais? Isso me basta.
Tradição da minha casta,
simplicidade, sem luxo,
afirmação sem perluxo
pra mode levar floreando
o tempo que vem tocando
meu crioulismo que resta,
tendo a vida como mestra
que me ensina peleando.

Peleando no bom sentido;
minha "Estância" como guia,
minha "Xucra Academia"
que muito tem contribuído
pro versejar comedido
deste poeta acrioulado,
na humildade, alumbrado,
mas nunca subserviente;
nos versos sou suficiente,
na potra sair parado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário